Vanessa Fernandes vence em Rodes e atinge novo recorde:
A portuguesa Vanessa Fernandes igualou hoje o recorde de vitórias em provas da Taça do Mundo de triatlo, ao vencer em Rodes, na Grécia, alcançando o seu 19º triunfo global, sexto da época
A campeã do Mundo igualou a marca da lendária Emma Snowsill, sua antecessora, numa temporada em que apenas não venceu uma das sete corridas em que participou na Taça do Mundo, precisamente em Mooloolaba, cedendo só para a australiana, que corria em casa.
«Nunca falo de recordes, nunca, nunca. Não sei porquê, mas é algo de que nunca falo. Mas é bom vencer 19 taças do Mundo. Penso que é óptimo para Portugal e para mim ter apenas 22 anos e ter já este recorde. Tenho de estar contente», disse a triatleta de Perosinho.
Esta foi a última corrida da época de Vanessa Fernandes, da qual está «muito orgulhosa», uma vez que o título mundial, objectivo inicial, foi atingido e agora há outra meta mais importante.
«Tudo é trabalho para os Jogos Olímpicos (Pequim2008)», sublinhou Vanessa Fernandes, que completou a prova em 2:02.06 horas, impondo-se à britânica Andrea Whitcombe por 59 segundos e à checa Vendula Frintova por 1.15 minutos.
A atleta lusa foi a segunda a cumprir o primeiro sector, os 1.500 metros de natação, e a primeira avançar para o sinuoso e técnico segmento de ciclismo (40 km), adiantando-se às adversárias na companhia da norte-americana Julie Ertel, vencedora dos Jogos Pan-americanos.
No entanto, a especialista suíça Nicola Spirig forçou a junção à quarta das oito voltas ao circuito e acabou por escapar com a portuguesa na penúltima passagem, chegando ambas à segunda transição com 20 segundos de avanço sobre as perseguidoras.
Assim que iniciaram os 10 quilómetros de corrida, como habitualmente, Vanessa Fernandes destacou-se e, sem olhar para trás, avançou para a vitória sem oposição, relegando as rivais para a luta pelo segundo posto, enquanto era a única a cumprir os 10.000 metros finais abaixo dos 35 minutos (34.56).
Bárbara Clemente, a outra portuguesa em prova, terminou em 47º, com 212.22 horas, entre as 53 triatletas que terminaram.
Bruno Pais e Duarte Marques participam na corrida de elites masculinos.
Jornal SOL
6/10/2007
Sem comentários:
Enviar um comentário